Edna Velho no Facebook

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Considerações sobre o ataque à Síria


Há alguns aspectos a serem considerados sobre o bombardeio promovido, na última sexta (13) pelos EUA, França e Reino Unido à Síria em resposta ao suposto ataque com armas químicas na cidade de Duma.
 
A questão humanitária é tão relevante que torna complexa análise de outras possíveis motivações, enfraquecendo até mesmo o fato de que a ação não teve aval da OPAQ – Organização para a Proibição de Armas Químicas.


Visto que, a Síria é aliada da Rússia desde os tempos da Guerra Fria, levando-se em conta a questão geopolítica, uma demonstração de poder por parte dos EUA ao atacar o território protegido por Putin não estaria descartada.

Outro fator a ser considerado é o envenenamento do ex-agente russo, Sergei Skripal, ocorrido em Londres, no mês passado, que levou a premiê britânica, Theresa May, expulsar diplomatas Russos da Inglaterra. Sergei foi condenado em seu país por repasse de informações à inteligência britânica.

Além disso, a Rússia vem mostrando poderio militar, apesar de não possuir força econômica para sustentar uma guerra.

Por fim, o ataque lança uma cortina de fumaça sobre questões internas que envolvem o nome do Presidente dos Estados Unidos.

Resta saber se a ação é fato isolado ou sinal amarelo para início de uma guerra que colocaria toda a humanidade em risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário